foto: oglobo
Quase todo comércio como shopping, supermercado, farmácia faz uso das famosas sacolinhas de plástico. Na verdade, o consumo já está enraizado na cultura do brasileiro. É um hábito nacional talvez pelo conforto e pela praticidade. Há muito tempo, as sacolas eram vistas como símbolo de status tanto para os empresários quanto para os consumidores. Hoje, o problema ambiental é levado para casa praticamente a cada ida a padaria, por exemplo. Para tudo que se pense: “uma sacolinha, por favor!”
Essas sacolas levam séculos para se decompor totalmente. Pior do que utilizá-las é jogá-las nas ruas. Muitas cidades do país, em época de chuva, sofrem as conseqüências do mau hábito de seus moradores. Constantemente, grandes enchentes são noticiadas nas TVs. Famílias perdem objetos, casas, carros e até mesmo a própria vida nas inundações. Essas sacolas e outros materiais entopem os bueiros das cidades impedindo que a água da chuva escoe.
O brasileiro mesmo sabendo ou vivendo os reais impactos deste problema ambiental segue utilizando este material. Claro, também tem aqueles que estão tentando mudar um pouco esta cultura. Em Brasília, por exemplo, uma rede de supermercados reduziu drasticamente o uso dessas sacolinhas. Agora, cada cliente tem a opção de comprar uma sacola retornável de um material mais resiste como TNT (tecido não tecido) para levar as compras para casa. Essas sacolas podem ser usadas diversas vezes. O objetivo é acabar com a farra dos plásticos!
Claro, nem todos os comerciantes estão pensando apenas no meio ambiente, mas estão preocupados principalmente com o pouso. Reduzir a compra de sacolas plásticas representa economia. Não há problema em poupar dinheiro desde que o meio ambiente e o planeta ganhe com essa atitude! Com essa mudança de hábito, o comerciante irá respeitar o meio ambiente e valorizar a sua marca. E os consumidores podem e devem entrar nesta luta ao dar preferência a empresas que estão preocupadas com a sustentabilidade.
Campanhas para desestimular a utilização dessas sacolas deveriam ser abordadas e intensificadas pelos governantes, isso seria importantíssimo para ajudar a promover a mudança de hábito do brasileiro.
Enfim, bom mesmo é voltar ao velho hábito de levar a própria sacola de casa para as compras como faziam as nossas avós. Isso é ecologicamente correto! Com isso, ganha você e o planeta!
Amei esta postagem! Acho muito importante a divulgação de matérias como essa! Valeu!!!
ResponderExcluirNão a conheço, mas tenho que falar que acho importantíssimo esse texto. Depois de lê-lo, fiquei mais preocupado com o meio ambiente. agora, eu levo a minha sacola para as compras. Parabéns!
ResponderExcluir