foto: blogs.abril.com.br
Em busca de um novo amigo? Você não precisa necessariamente comprar um animal, a forma mais solidária de ter um bichinho em casa é a adoção. Com essa atitude, você ajuda a evitar que cães e gatos possam ser executados nas Zoonoses, torturados nas ruas dentre outras barbáries.
É sempre bom falar de um problema se o objetivo é tentar de alguma forma a resolvê-lo. Afinal, todos os dias, no Brasil, vários animais são abandonados nas ruas e muitos sofrem com maus-tratos. É importante deixar claro que os animais também têm seus direitos garantidos em lei. Lei Federal 9.605 de 1998 – dos Crimes Ambientais:
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
É preciso que a sociedade se conscientize que esse problema é de todos! É necessário que cada um faça a sua parte! Por exemplo, quem tem um animal em casa não o abandone e quem não tem pode ajudar ao adotar um. Agora, aqueles que pensam em abandonar devem encaminhar o animal para a adoção. Hoje, várias entidades buscam promover a adoção através de feiras e de anúncios na web. Uma bela e importante iniciativa!
Existem vários animaizinhos em busca de abrigo, carinho e, principalmente, respeito.
Veja abaixo alguns links de como adotar um animal ou como fazer sua doação para que as entidades envolvidas possam dar continuidade aos trabalhos de proteção a esses bichinhos.
www.doacaodeanimais.com.br
www.animaisos.org
www.adotacao.com.br
www.proanima.org.br
www.animalivre.org.br
Então pessoal, dia 04 de outubro é o Dia Nacional de Adotar um Animal. Adote essa idéia! Faça uma escolha consciente! Com certeza você e seu novo amigo irão construir uma nova e feliz história!
Nenhum comentário:
Postar um comentário