Altas temperaturas, enchentes, tornados, ciclones...
O nosso planeta está caminhando para um beco sem saída. Por acaso, você já se perguntou: O que será do futuro do nosso planeta? O que será da população, das plantas e dos animais? Você já procurou saber: o que é o aquecimento global e suas conseqüências?
É minha gente! Temos que nos preocupar, sim! O aquecimento global refere-se ao aumento médio da temperatura dos oceanos e do ar. A temperatura do planeta está aumentando grau a grau em uma velocidade alarmante.
Satélites de monitoramento no espaço, computadores de última geração dentre outras tecnologias são ferramentas que cientistas utilizam para tentar calcular o aumento da temperatura do nosso planeta. Muitos estudos são realizados com objetivo de responder alguns questionamentos dos cientistas, porém as respostas não são nem um pouco animadoras. Em entrevista para o netgeo.com, eles prevêem que no futuro próximo:
- a floresta amazônica poderá secar;
- o El Niño que é uma alteração significativa na distribuição da temperatura das águas do Oceano Pacífico, poderá ser considerado um fenômeno normal;
- devido às reduções dos mares, os ursos polares correrão risco de fazer parte da lista de animais em vias de extinção;
- o aumento de três graus centígrados faria com que a neve dos Alpes desaparecesse;
- e os estudos sugerem também que em 2035 as geleiras do Himalaia não mais existirão.
Essas são algumas das previsões que poderão ocorrer em todo planeta.
Constantemente, medidas têm sido debatidas por diversas entidades na tentativa de impedir o avanço do aquecimento global. Pesquisadores apontam que o aquecimento começou com a busca incessante por mais energia (indústrias, automóveis dentre outros) e com isso, veio o aumento da emissão de gases poluentes derivados da queima de combustíveis fósseis que liberam no ar uma quantidade excessiva de gases de difícil dispersão. Esses gases são causadores do chamado efeito estufa.
O reflexo deste aquecimento muda totalmente o clima pelo planeta. As conseqüências podem ser desastrosas como o derretimento das geleiras que pode acelerar o aumento do nível do mar alagando cidades e até mesmo fazendo com que algumas ilhas desapareçam do mapa. Outras conseqüências são a desertificação de algumas áreas e enchentes em outras.
Com isto, os cientistas estão preocupados com a estabilidade das geleiras. Um exemplo é a geleira da Groenlândia que levou milhares de anos para se formar, porém o seu derretimento está a passos largos. Esse derretimento é uma reação em cadeia imprevisível. No próximo século, os cientistas acreditam que os oceanos poderão subir cerca de um metro.
Nos oceanos, em algumas áreas, a temperatura está aumentando e os corais estão morrendo. Com isto, inúmeros animais podem ser extintos já que muitos se alimentam desses corais. O fato é que o aquecimento global levará a extinção de milhares de animais e plantas em todo o planeta.
Devido a este grande aquecimento, grandes catástrofes já afetaram e continuarão a afetar grande parte da a população mundial. Por exemplo, o ocorrido em 2003, quando ondas de calor assolaram cidades européias, e na França cerca de 14 mil pessoas morreram no verão, entre julho e agosto. Em 2005, nos EUA, temporadas de furacões como o Katrina devastou a cidade de Nova Orleans. Agora, em 2009, tornados destruíram cidades no sul do Brasil e Argentina. Já no Quênia a estiagem já dizimou plantações, matou animais e expulsou vários moradores dos lugares atingidos pela seca. Constantemente, nas TVs e jornais são noticiadas várias mortes e destruições devido a mudanças bruscas do tempo pelo mundo.
Mas o que podemos fazer para mudar as previsões dos cientistas? Muita gente já sabe que são necessárias algumas ações com objetivo de conter o aquecimento global como frear a produção industrial e o desmatamento. Mas não há somente essas ações, existem várias outras que podem ser incorporadas no dia-a-dia da população. Por exemplo, a mudança de hábito - consumir produtos não poluentes ou que não passaram por processos que resultam na liberação de gases nocivos ao meio ambiente.
É fundamental que este tema seja amplamente discutido e divulgado. Quanto mais informações sobre o assunto, melhor para a população entender as reais transformações que ocorre com o nosso planeta.
O planeta está chegando a seu limite. É necessário refletirmos muito sobre nossos hábitos e exigirmos ações mais rígidas por parte do governo para conter o avanço deste mal.
Ei você! O que está fazendo para tentar mudar este cenário? Reflita. Faça. Mude.

Na maior parte das vezes, quando falamos de aquecimento global, pensamos em prejuizos em escala global, o derretimento das calotas polares, desaparecimento de espécies na Groelândia, aumento nas temperaturas das grandes florestas,aumento nas área de desertificação do planeta... dai pensamos erroneamente que este problema deve ser resolvido pelas ONGS e pelo governo, pois temos a aparente sensação de que isso não nos afeta. Quando na realidade, devemos mudar urgente esta postura, pois o aquecimento global tem impacto diretamente na nossa vida diária sim, não vamos esperar este impacto ser maior para tomar uma atitude. O que podemos fazer? Caminhar, andar de bicicleta, deixar o carro só para aqueles momentos em que se torna inviável ir de outra forma, poupar energia elétrica, não desperdiçar água... e por ai vai... é só pensarmos um pouco.
ResponderExcluirParabeéns pelo texto...bjs
Achei um máximo esta postagem! Acredito que se cada um fizer a sua parte, então salvaremos o nosso planeta. Ou pelo menos, daremos os primeiros passos. Ótimo texto! Parabéns!
ResponderExcluirGuria,
ResponderExcluiramo pessoas que se preocupam com o meio ambiente. Sou ambientalista de coração e sei a importância de se divulgar textos como este. Valeu por mim, por você e pelo planeta!